sábado, 20 de março de 2010

Computador: uma criação matemática

Chales Babbage - Matemático Inglês - Pai do Computador

Charles Babbage inspirado nas idéias de Jacquard, desenvolveu uma máquina de "tecer números", uma máquina de calcular, cuja forma de calcular pudesse ser controlada por cartões. Foi com Charles Babbage que o computador moderno começou a ganhar forma, através de seu trabalho no engenho analítico.
Durante os trabalhos de Babbage, a matemática Ada Lovelace publicou os primeiros programas de computador, considerada a primeira programadora da história, que em sua homenagem recebeu o nome de ADA a primeira linguagem de programação da história.
John Von Neumann, um dos construtores do ENIAC, matemático. Vinton Cert, criador do protocolo IP - Internet Protocol, professor de matemática da Universidade de Stanford, atualmente é vice-presidente do Google. E muitos outros que contribuíram para que o computador chegasse ao que é hoje, e todos em sua maioria são matemáticos.

Apesar de todo o conhecimento da história e por ser a matemática uma área relacionada à informática, os concursos públicos direcionados à Educação para professor cria uma reserva de mercado para os professores de informática, detendo de Licenciatura em Computação para assumir o cargo. Infelizmente cometem-se um grande equívoco, pois a profissão de informática não é regulamentada e sendo assim não pode ser cobrada como reserva de mercado, é um ato inconstitucional - Art. 5º - XIII da nossa Carta Magna.
Em nossa LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seu Art. 62, relata que "A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena,..." . Dessa forma qualquer licenciatura plena pode assumir um laboratório de informática dentro de uma escola, mostrando com clareza proficiência na área de informática.
A informática aplicada a educação é denominada de Informática Educativa. A informática não pode ser vista como uma disciplina limitada, pois até mesmo PCN's não existem, o que existe verdadeiramente são as habilidades e competências de informática no PCN de Linguagem, Código e suas Tecnologias. Gera-se uma grande polêmica no âmbito educacional, o que deve ser ensinado? Qual o currículo? Será aplicado o Instrucionismo ou o Construcionismo?
Na realidade dos estudos desenvolvidos por entidades educacionais nos mostra que o Construcionismo (termo criado por Seymour Papert - engraçado, também matemático - rsrsrs) é o mais ideal para aplicações educacionais no processo de ensino-aprendizagem. A UNICAMP é pioneira na pesquisa sobre o uso do computador em sala de aula. Onde todo o seu trabalho está aplicado em uma estrutura pedagógica. Da mesma forma a PROINFO - Programa Nacional de Tecnologia Educacional é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
Bem, não preciso descrever mais nada, está bem claro qual o uso do computador em sala de aula. Sendo assim, todo licenciado que possua conhecimento em informática, mesmo que comprovado para efeito de concurso, pode muito bem assumir o cargo de professor de informática na educação e principalmente os matemáticos, pois hoje só existem os computadores porque fomos nós que os criamos e isso ninguém tira da história.

Um comentário:

  1. Davi, um cara por demais humilde; e é essa humildade que faz dele um sábio em evolução.
    Vou aprender muito com os ensinamentos exarados neste blog do "Mourão" Davi, o qual me dar a honra de dizer: eu estudo com esse cara (Mas só pegando "bigu", porque o que eu sei é muito pouco, em relação ao conhecimento de Davi). Valeu Davi. By Natanael Lins

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Um eterno aprendiz da matemática computacional.